Nota Fiscal Eletrônica

A nota fiscal eletrônica é um documento emitido em todos os estabelecimentos comerciais para informar ao consumidor sua compra, o valor e o valor dos impostos que está pagado. Além disso, a nota fiscal é um documento importantíssimo para qualquer empresa. Diversos estados, como São Paulo, possuem um programa de nota fiscal cujo objetivo é devolver parte do imposto pago em uma compra para o cidadão. Esses programas estão fazendo o maior sucesso e visam acabar com a sonegação fiscal. Abaixo você conhece um pouco mais sobre isso e como participar.

Nota Fiscal Prefeitura

Grande parte das prefeituras municipais possuem um programa de Nota Fiscal Eletrônica para devolver parte do imposto pago aos seus cidadãos. Em alguns, até determinado dia de cada mês (em alguns casos é até o dia 10), o cidadão deve efetuar o recolhimento e usufruir dos créditos obtidos através do site do programa.

Nota Fiscal Paulista (Foto: Divulgação)

Nota Fiscal Paulista (Foto: Divulgação)

É muito fácil de entender a funcionalidade desse tipo de programa. O consumidor efetua uma compra e no caixa informa ao atendente que deseja incluir o seu CPF na nota fiscal. Assim, ao ser cadastrado no programa, o sistema captura aquela compra e registra que você deve receber até 30% do valor do imposto pago. Dependendo de cada estado, o crédito recebido pode ser debitado em sua conta, usado no IPTU ou no IPVA.

Nota Fiscal Consulta

Como cada estado provavelmente possui o seu programa de nota fiscal, cabe a você, consumidor, procurar pelo programa da sua região, como Nota Fiscal Paulista, Nota Paraná, Nota Fiscal Gaúcha, entre outros.

Através desses sites é possível visualizar seus créditos por meio de uma consulta. A seguir nós ensinamos o passo a passo.

Nota Fiscal Paulista – Consulta de Crédito 2016

A Nota Fiscal Paulista é um programa muito conhecido que beneficia os cidadãos de São Paulo ao devolver até 30% do valor do imposto pago em suas compras. No portal do programa os contribuintes devem efetuar a consulta, informando primeiro o seu CPF/CNPJ e a senha cadastrada.

Uma vez dentro do sistema, é preciso selecionar “Consultar” e selecionar a opção correspondente ao semestre desejado. Para fazer a consulta acesse da secretaria da fazenda.

Nota Fiscal – Prefeitura SP

Além do Nota Fiscal Paulista, os moradores de São Paulo também contam com o Nota Fiscal Paulistana, organizado pela prefeitura da cidade. A funcionalidade do programa é a mesma, cuja diferença consiste na forma de uso do seu crédito. Enquanto no primeiro programa você pode usar os créditos como desconto no IPVA, no segundo programa é possível usufruir os créditos como desconto no IPTU.

Nota Fiscal Paulista (Foto: Divulgação)

Nota Fiscal Paulista (Foto: Divulgação)

Nota Fiscal Paulista – Cadastro

O cadastro na Nota Fiscal Paulista pode ser feito no primeiro link compartilhado. Basta você selecionar a opção de cadastro referente ao seu tipo de pessoa (física ou jurídica) para prosseguir para a próxima página, onde, desta vez, deverá preencher todos os campos em branco com os seus dados pessoais.

Emitir Nota Fiscal Eletrônica

Você que possui um estabelecimento ou empresa e deseja emitir a nota fiscal eletrônico deve acessar o site mantido pela Receita Federal, onde é possível verificar estatísticas, acessar área restrita e realizar uma série de tarefas.